Quando é o melhor momento para terminar?

Published by Linda Cristina on

Quer saber qual é melhor momento para terminar?

Muitos de nós reconhecemos e apreciamos a feliz combinação de boa sorte e circunstância que traz cada pessoa especial para nossas vidas; esse encontro casual, em um site de namoro, ou aceitar um convite do qual inicialmente não tínhamos certeza podem nos levar a conhecer alguém que torna nossas vidas maravilhosas por um tempo.

Mas, igualmente, pode chegar um momento em que ficar claro que o relacionamento terminou e agora acabou.

É hora de reconhecer que o que antes era de grande significado agora acabou e precisamos seguir em frente.

Mas quando é o melhor momento para terminar e por que é tão difícil?

– Não é incomumque duas pessoas tenham opiniões muito diferentes sobre o estado de seu relacionamento.

Eles podem não estar no mesmo lugar emocionalmente ou simplesmente se recusam a aceitar que acabou. De fato, uma pessoa pode sentir que está tudo bem e talvez nem perceba as dicas do parceiro de que está inquieto e querendo seguir em frente.

Terminar pode ser difícil quando sabemos que a outra pessoa se importa tanto e está esperando. Poucos de nós querem ser responsáveis ​​pela dor de outra pessoa, especialmente quando ela era uma parte tão importante de nossas vidas.

– O investimento, tanto emocional quanto financeiro, pode influenciar a decisão de romper. As crianças costumam ser uma consideração séria – quão perturbadora será uma separação, quanto isso afetará sua estabilidade e bem-estar?

Implicações familiares maiores também podem levar em consideração; decepcionar os outros, prejudicar o status quo.

Da mesma forma, as finanças podem ser suficientes para fazer com que os casais fiquem juntos. Separar a família, resolver um acordo, concordar com a custódia e enfrentar uma grande lei legal pode ser suficiente para impedir que alguns casais se separem.

– Segredospodem ser uma grande parte do nosso relacionamento. Informar alguém sobre nossos pensamentos, medos e preocupações mais íntimos, talvez revelando erros e indiscrições passadas, pode nos tornar vulneráveis.

Pode haver desconforto quanto às consequências da ruptura; quão seguros serão esses segredos?

Assumir esse risco, bem como a perspectiva de iniciar todo o processo novamente com alguém novo, pode levar a uma consideração séria.

– ‘Talvez eu não encontre outra pessoa/ melhor / que me ature.’ Às vezes, podemos adiar o término de nosso relacionamento com a preocupação de que a grama nem sempre seja mais verde em outros lugares. “Melhor o diabo que conheço” pode nos manter em um relacionamento cada vez mais comprometido.

– Pode ser recuperávelse nós dois tentarmos novamente?

O aconselhamento de relacionamento pode desempenhar um papel valioso para ajudar a melhorar as comunicações e tornar-se mais capaz de ver o ponto de vista um do outro. Tentar novamente pode incluir tornar-se mais calmo, levar as coisas menos para o lado pessoal e evitar dizer e fazer coisas prejudiciais. Isso inclui aprender a parar de reagir porque você está se sentindo chateado ou ferido. Mas o aconselhamento de relacionamento também pode ajudar a facilitar o processo de separação, especialmente quando as crianças estão envolvidas. Lembre-se, você se amou uma vez.

Mas quando fica claro que é o momento certo de terminar;

– Pegue o touro pelos chifrese diga que precisa conversar. Muitas vezes eles têm uma idéia do que pode ser. É provável que tenha havido mudanças na sua linguagem corporal e na qualidade de suas interações à medida que você se afasta gradualmente do relacionamento. Ao dizer que você precisa falar, você sublinha que tem algo sério a dizer, e isso dá à outra pessoa a chance de se preparar mentalmente.

– Seja discreto, respeitoso. Sim, você pode ter discutido suas dúvidas sobre o relacionamento com amigos íntimos ou confidentes, mas se você é o iniciador do rompimento, evite a tentação de contar aos outros primeiro. É doloroso e embaraçoso ser a última pessoa a descobrir que seu relacionamento acabou.

– Mantenha a conversa nos trilhose evite listar todas as suas falhas e deficiências. Seja firme e claro sobre sua intenção de terminar, mas fique no ponto, dizendo que não está mais funcionando para você. Se é provável que seus caminhos se cruzem no futuro, é bom manter-se razoavelmente amigável, mesmo que você não possa permanecer amigo, gradualmente se tornando cada vez mais infeliz, azedo e cheio de recriminações.

– Aceite que há uma necessidade de lamentar, às vezes antes que o relacionamento termine oficialmente ou mesmo se é você quem está iniciando o rompimento.É triste perder um relacionamento próximo com todos os sonhos que o acompanharam. O luto é também por coisas que foram ditas e feitas que não podem ser ditas, das quais você se arrepende, que podem ser perdoadas, mas não esquecidas.

– O luto pode incluir várias etapas;negação, negociação e negociação, raiva, depressão até que chegue a aceitação. Tudo pode ser colocado dentro e fora, sem um padrão específico. Aceite essas fases, embora ocasionalmente aceite também se um bom amigo disser que é hora de seguir em frente e parar a análise e a introspecção!

Lembre-se de que, ao terminar o relacionamento mais cedo, em vez de deixá-lo se arrastar, geralmente é mais fácil manter a amizade ou pelo menos manter um equilíbrio de respeito mútuo.

Ou seja, o melhor momento para terminar é quando você se sente pronta a ter uma nova vida!


Linda Cristina

Coaching de Relacionamentos, Autoestima e Valorização Pessoal

2 Comments

Tay· 12 de dezembro de 2019 at 19:19

Tivemos uma briga feia essa semana, ai ontem ele veio conversar pra gente se acertar, mas eu estava mt magoada e n quis, ai hoje fui conversar e ele falou q era melhor deixar como tá, pq n estamos dando certo mais. Fiquei triste, pq queria da outra oportunidade pra gente. Será q ele n gosta de mim? N sei oq fazer agora, como uma pessoa muda assim.

Tudo o que eu mais queria foi que ele me amasse!· 27 de março de 2020 at 14:10

[…] E se você experimentou uma traição em seu relacionamento? […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *