você consegue dizer não?

Você consegue dizer não? Você às vezes, ou mesmo com frequência, diz sim às coisas e depois se arrepende? Se sim, você não está sozinha.

Muitas pessoas são criadas com a crença de que não apenas dizer sim é a coisa certa a ser feita, mas também é mais fácil dizer sim ao invés de não.

Dizer sim nos permite evitar críticas, e a pessoa para quem você está dizendo sim não questionará seus motivos.

Não só isso, dizer sim muitas vezes leva a elogios da outra pessoa, o que pode fazer você se sentir amado ou cuidado – pelo menos a curto prazo.

O Yin e Yang de Sim e Não

No entanto, pense sobre isso. Você deve ter ouvido falar que, para conhecer o verdadeiro prazer, deve ter experimentado alguma dor.

Por que? A razão é que, se não houvesse dor, não haveria nada para comparar com o prazer. A razão pela qual as coisas são agradáveis ​​é porque sabemos que existem outras coisas que não são. É uma dicotomia estranha, mas que é verdadeira.

O mesmo pode ser dito quando se trata de optar por dizer sim ou não.

Pode ser difícil dizer não, por causa das razões de que falamos anteriormente, mas, para realmente ter liberdade de escolha, você precisa entender que depende de você dizer sim ou não. Como prazer e dor, sem não, realmente não existe sim. Precisamos perceber que um não existe sem o outro e, quando chegamos a essa conclusão, entendemos que realmente temos liberdade de escolha e reconhecemos o poder de ter essa liberdade.

Abrace seu poder pessoal

Você tem poder pessoal, e a escolha de dizer sim ou não é apenas um exemplo de seu poder. Se você tem o hábito de dizer sim apenas para se dar bem, ou por medo de desaprovação, ou porque deseja uma afirmação de alguém de quem gosta, pode ser necessário algum trabalho para lembrar que você realmente tem uma escolha.

Procure exemplos de momentos em que você disse que sim, quando realmente queria dizer não. Pergunte a si mesmo por que você acredita que fez essa escolha. O que teria sido diferente se você tivesse respondido da maneira oposta?

Isso não significa que você deve sempre responder não, é claro! 

Você tem todo o direito de dizer sim, e todo o direito de dizer não, desde que sua resposta não cause ou promova danos a si mesmo, a seus entes queridos ou a sua felicidade. Lembre-se de que uma resposta sim só tem poder se houver a possibilidade de um não.

Você consegue dizer não! Com autoestima e coragem de ficar sempre ao seu lado, sem passar por cima de si mesma!

CONSULTORIAS CLIQUE

Escrito por

Linda Cristina

Coaching de Relacionamentos, Autoestima e Valorização Pessoal