Depois de um término a primeira coisa que pensamos é como vamos viver sem aquele homem do lado, a nossa rotina acaba, os passeios de final de semana, os jantares, os programas a dois, ou que seja ficar abraçado no sofá assistindo Netflix, tudo isso na nossa mente acusa: Não teremos mais.

Fora o sofrimento e a dor da separação, é ter que seguir a rotina normalmente, viver sem uma ligação do outro, sem uma mensagem de bom dia.

E então a coisa pega, porque é agora como faremos? Temos medo de ficar sozinhos, e resolvemos que não podemos aceitar esta condição, viver só, aceitar o fim.

Vem à insistência, o desespero e a tormenta que atribula nossos corações. Até quando? Será que ele volta, será que ele me procura, vai se arrepender?

Essa luta travada com o nosso ego, acaba nos deixando mais vulneráveis, nos faz perde o senso do equilíbrio. A justificativa não existe, a aceitação piorou.

Você está com o coração em pedaços e quer tudo de volta, quer esse homem, quer os momentos. Meu Deus que martírio!

Eu não posso ser deixada, ele não saiu da minha vida, tenho que o fazer voltar a si, e se arrepender. Ah não, ele deve estar fazendo isso porque sabe que gosto dele, daqui um dia ele volta… dias, semanas, e nada…

Oi, como você está? Seu coração diz vamos moça liga para esse homem, se não fazer isso ele nunca vai te ligar, você que tem que dar o primeiro passo. Se você não correr atrás da sua felicidade tu perde ele. Ele só estava no momento de raiva, porque você se comportou daquele jeito, é só você pedir desculpas, dizer que errou, que não vai mais fazer isso que tudo volta como era antes.

Tudo que te move é emoção, desespero, medo, pavor de ter sido deixada, de acreditar no fim, que chegou ao fim.

Confesso, escrevendo agora me lembro de cada sensação que tive, quando recebi aquela mensagem dizendo não me procure mais. Todos os sentimentos que vocês sentem agora, cada pedaço meu que fui juntando ao longo do processo, as lágrimas derramadas, o peito apertado, a falta de ar por não aceitar a situação que estava se mostrando na minha frente.

Doí gente, nos derrota num soco, recebemos tudo como um golpe mortal, que nos derruba sem fazer esforço. Ser deixada por quem amamos, ou nutrimos um sentimento e uma verdadeira merda. E não desejo isso nem para o meu inimigo.

Só que tenho algo para te contar, sublime e peculiar desta história, tu não vai morrer, e te garanto irá sofrer só uma vez essa dor. As outras serão fichinhas, você vai rir, vai ser irônica e dizer: pode vir, eu estou preparada, eu já aprendi a lição, isso pode até acontecer comigo, mas não vai me doer como da primeira vez.

Nunca mais. E quando você suportar tudo, se desvencilhar deste sofrimento, aprender a lição, sair do fundo do poço, ressurgir das cinzas, tu será uma nova mulher. Você estará mais forte, mais dona de si, mas madura e não vai deixar ninguém te deixar chorar novamente.

Você vai chutar tudo, vai mandar tudo pros quintos, vai botar dedo na cara e dizer aqui não meu moço.

Ah, sente o vento chegando, e a dor indo embora, porque ela vai embora sim, mesmo você achando neste momento que nunca sairá da sua vida.

Mas vai, vou deixar você se acabar, você pode, é deve. Mas conte as horas, os dias, os meses e dê um basta. Não prolongue em demasia.

No fim o meu aprendizado durou alguns anos, eu sou uma lerda para superação, deve ser mau de quem é taurino, li esses dias que os taurinos demoram a superar sofrimento, é por isso que foi lento o processo.

Mas se você é mais rápida que eu aproveite, supere, se erga depressa e não deixe essa poeira da tristeza te consumir.

Viver sozinha é muito bom, ter alguém é muito melhor. Mas enquanto não aparece, vai pintar o cabelo de vermelho, faça um corte ousado. Mande carta para um boy, deixe seu cartão com um carinha que você achou que tinha pegada. Dê uns beijos em outro porque você se sentiu atraída por ele. Entre nos sites de relacionamentos e paquera com 10 ao mesmo tempo, sai como quiser, vista o que achar conveniente para o momento. Passei por aí, seja vista, seja audaciosa, mulher madura e firme, e sem medo da solidão.

Alguns homens vão te achar o máximo, outros vão torcer o nariz, alguns vão te admirar, mas pelo critérios de seleção deles, você não preenche os requisitos, ria do não que alguém te der, faça cara de paisagem quando alguém não te ligar ou não te responder uma mensagem.

Você vai ver seu ex voltando com cara de pateta, maioria das vezes do mesmo jeito que você o conheceu, é você vai se perguntar: mas onde eu estava com a cabeça de morrer de dor por esse cara? Arrogância? Não. Enquanto eles fizeram escolhas, e nem fizeram uma avaliação de suas atitudes, tu se permitiu entrar em luto, aprender, refletir. E isso minhas caras, não tem preço.

Evoluir é para os fortes, aprender é para quem é sábio e sabe tirar proveito das dores desse mundo.

Eu não estou aqui dizendo que será rápido, mas isso tem o dia certo para acabar. Mas quem define o tempo é você. Mas quer um conselho seja mais ágil do que eu, porque dois anos e muito tempo. Quero ver vocês bem logo, ande, vamos! E sorrindo para vida novamente.

Sara Oliver