Siga nos no YouTube e veja nosso conteúdo! >>https://www.youtube.com/c/fazerhomemvalorizar

Você tem muita mágoa ai dentro? Quer limpar padrões e crenças limitantes? Conheça o Ho’ponopono!

Ter um momento de paz para refletir sobre os próprios sentimentos dentro de uma rotina cada vez mais corrida nem sempre requer um local silencioso,

alguns minutos de folga ou total desligamento do mundo exterior.

Por mais incrível que esta ideia possa parecer,

existe uma técnica para tornar o seu dia a dia menos estressante por meio da limpeza mental e espiritual,

sem a necessidade de ensinamentos religiosos ou posturas de yoga.

O nome dela é ho’oponopono.

Neste post, você vai entender melhor o que significa esta palavra tão diferente e descobrir como ela é capaz de fornecer mais leveza para a sua vida!

Ficou curiosa? Então vamos lá!

O que é ho’oponopono

A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” quer dizer “perfeição”.

O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como: “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

Trata-se de uma prática que não requer muitos ensinamentos,

mas é poderosa para purificar o próprio corpo e se livrar de memórias ou sentimentos ruins, que prendem a mente em uma sintonia negativa.

O termo se tornou conhecido a partir de uma experiência vivenciada pelo terapeuta e professor, Ihaleakala Hew Len.

Por mais inacreditável que a história possa parecer,

este homem conseguiu curar um pavilhão inteiro de criminosos que sofriam de doenças mentais no Havaí,

sem sequer conversar ou interagir com nenhum deles.

Por meio da análise das fichas de cada paciente, o terapeuta aplicava as palavras-chave do ho’oponopono, e a repetição da técnica mudava o seu estado de espírito.

Consequentemente, a atividade mental dos detentos também se alterava.

Os resultados foram tão surpreendentes que, de forma resumida, pode-se afirmar que Len conseguiu curar os presos conforme ia curando a si mesmo.

Como a técnica funciona

A técnica parte do pressuposto de que tudo o que conhecemos como “realidade” é experimentado de forma individual pela nossa mente.

Aquilo que você sente, ouve, vê e até as coisas ou pessoas que conhece sofrem influências do seu “eu” interior.

Sendo assim, tudo o que acontece a sua volta envolve a sua participação, já que você é responsável pelo que pensa e sente.

Já reparou que, muitas vezes, nós mesmos podemos ser nossos piores inimigos?

Isso acontece porque cada pensamento pode ativar um mecanismo que recria um mundo (ainda que ilusório) de problemas.

O principal objetivo do ho’oponopono é buscar a cura desses problemas por meio do perdão.

Não necessariamente o perdão dos outros, mas, principalmente, o de si mesmo.

Isso é feito com a compreensão de que o que acontece com você não importa, mas o que você fará com aquilo que aconteceu é o que realmente interessa.

Se a sua mente e seus pensamentos te causaram problemas, eles também são capazes de resolvê-los.

A versão tradicional do ho’oponopono é composta por quatro frases principais:

  1. sinto muito;
  2. me perdoe;
  3. eu te amo;
  4. sou grato.

Todas elas procuram guiar o praticante na passagem por essas quatro etapas sentimentais: arrependimento, perdão, amor e gratidão.

A simples repetição dessas palavras é capaz de ativar a liberação de bloqueios, lembranças negativas e traumas para que você assuma um controle mais tranquilo sobre o próprio corpo e a própria vida.

Em suma, é possível afirmar que o ho’oponopono é um processo de solução de problemas, que deve acontecer inteiramente dentro de você.

Benefícios do ho’oponopono

As vantagens da prática frequente do ho’oponopono são inúmeras, e se encontram em todos os campos da vida. As principais delas são:

Regeneração das memórias celulares

Você já teve a sensação de reviver uma situação traumática diversas vezes, como se assistisse a um filme passando em sua cabeça?

Isso acontece porque todas as nossas dores, preocupações e receios são gerados e armazenados em nossa memória celular.

O ho’oponopono atua neste âmbito como uma limpeza, neutralizando as lembranças de sofrimento e sensações desconfortáveis.

Protagonismo da própria vida

A princípio, a ideia de responsabilidade e obrigatoriedade de responder pelos próprios atos pode parecer muito rígida, mas com o tempo,

você poderá se surpreender com o seu nível de independência e proatividade.

Ao abandonar a sensação de impotência atrelada à ideia de que o sofrimento é causado apenas por fatores externos e incontroláveis,

é possível transformar suas crenças e não ter uma postura vitimista, aumentando a sensação de poder pessoal.

Estabilidade emocional

Com a liberação de energias negativas, o equilíbrio emocional é privilegiado,

pois os bloqueios da auto-realização, felicidade e plenitude desaparecem, abrindo espaço para novas percepções e paz interior.

Além disso, o praticante do ho’oponopono conquista a liberdade de não obedecer às lembranças negativas.

Isso pode transformá-la em uma pessoa mais calma e com uma postura mais positiva diante das adversidades e problemas em seu caminho.

Relacionamentos mais saudáveis

Sempre quando nos envolvemos em algum desentendimento ou conflito, a tendência é pensar que apenas os outros estão errados.

O ho’oponopono ajuda a desconstruir esta postura passiva para que o praticante possa entender que ele também é parte do problema, e quando ele muda, seus relacionamentos também mudam (para melhor, é claro!).

Como começar

Para colocar o ho’oponopono em prática, você não precisa acreditar em divindades, ter alguma religião ou estar isolado em algum local silencioso.

Apenas diga (mentalmente ou em voz alta): sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.

É possível que você já comece a experimentar sentimentos de compaixão,

novas sensações internas ou um simples relaxamento da mente assim que acabar de pronunciar todas as palavras pela primeira vez.

Quando a energia que estava bloqueada começa a ser liberada pelas células, também é comum que os praticantes sintam vontade de bocejar ou suspirar.

Você também pode integrar a técnica com a meditação, e usá-la em forma de mantras para potencializar seus benefícios.


Linda Cristina

Coaching de Relacionamentos, Autoestima e Valorização Pessoal

10 Comments

Esmeralda · 19 de setembro de 2018 at 08:32

Sim.👍 Muito bom. Já comecei Linda. Olha, pra você ter ideia… desda última vez que cedi pro caso, meu corpo ficou todo doido, e com febre interna… acho que isso é energia.
Depois conto os resultados.😍

Karoline Marinho · 19 de setembro de 2018 at 09:37

Adorei a dica Linda Cristina! Não to querendo ser pessimista na pergunta nem negativa, mais caso venha a acontecer de eu ser isso tudo para a pessoa, e a mesma não valorizar, achando que eu aceito e relevo tudo,e com isso acaba ele tendo o poder de querer montar em mim. Eai ? POR FAVOR NÃO IGNORE MEU COMENTÁRIO, ME RESPONDA PELO MENOS UMA VEZ RSRS.

    Linda Cristina · 19 de setembro de 2018 at 10:33

    Karoline Marinho,

    A outra pessoa só tem poder se você der e se você permite que alguém monte em você é porque no fundo você se sente uma pessoa bem merda e sem valor!
    Concorda?

    Bjs

Esmeralda · 19 de setembro de 2018 at 10:09

sim Linda. vou seguir seu conselho e começar hoje mesmo!!!

Esta história está me fazendo tanto mal, que desda última vez que cedi para o caso.
Adoeci. Fisicamente mesmo. meu corpo ficou todo doído, e com febre interna, sem nenhuma explicação!
Quero a cura a limpeza!!! uma coisa essa história me mostrou…. no abismo é fácil entrar… díficil é sair!!!
Linda olha essa situação toda que nos metemos…. nos tirou toda a prosperidade financeira… e agora eu com essas minhas atitudes estava perdendo até a estabilidade emocional.
Volto pra contar os resultados da aplicação.
Beijos e obrigada

Sam Gomes · 19 de setembro de 2018 at 14:28

Linda, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo teu trabalho e dizer q vc é um canal de benção em nossas vidas.. Gostaria de te pedir um conselho por favor..Conheço um rapaz há cerca de quase 3 anos e a quase 2 anos ficamos mas inicialmente, como eu gostava do meu ex namorado, me envolvi com ele de forma aleatoria, ele sempre corria atras de mim…Ate q esse ano as coisas mudaram, eu realmente hj o amo, mas ele começou a se distanciar, mas nunca deixou de me procurar porem, percebo q ele nao me procura mais pouquissimas vezes, soube que ele ta saindo com uma moca muito bonita, atriz e modelo, são da mesmo torcida organizada do time dele, ele ate fez post no insta pra ela, com declaração carinhosa, porem tudo indica q eles estao namorando…Meu coração ta delacerado pq realmente conheço varios homens mas só ele q eu de fato, amei. Ele manda msg pra mim de vez em quando, faz quase 3 meses, que nao respondo, nunca discuti, apenas me afastei, pq ele tava muito frio, e depois vi q ele tava com eesa mulher, apesar de nao ter assumido, algumas amigas minhas dizem que to entregando ele pra ela…O q vc acha? Desde já te agradeço. Bjo no coração.

    Linda Cristina · 22 de setembro de 2018 at 13:48

    Sam Gomes,

    Mas se ele se distanciou e se ele arrumou outra, porque diabos você está entregando? Se for pra ter um homem incompleto, então que vá com Deus!
    Concorda?
    Acho que esse negócio de amar alguém que não te ama é a maior furada pra sofrer! A vida é preciosa, portanto não desperdice seu tempo!

    Bjs

Emy · 23 de setembro de 2018 at 15:02

Oi linda, tenho uma filha com um rapaz e ele vem todo domingo ver ela. Gosto demais dele. Fds passado me mandou msg falando q queria q a gente voltasse. Mas ele não sabe fica sozinho todo mês tá com uma diferente.ai falei se ele largada e a vida de solteiro e ficasse só comigo q a gente voltava.ai ele falou q ia pensa.passou a semana toda e não disse nada.hj veio falando q não ia volta não.como se eu tava pedindo pra volta.falo q eu não gosto dele só tenho sentimento de posse q não posso ver ele com ninguem. Aí falei tudo bem. Mass fica ciente que se arrepende nao tem volta.ele viro bem sarcástico pra mim e falo por mim tanto faz. Engoli o choro ali fiquei firme até ele ir embora.e desmorenei.pelo q vi ele tá com outra.o que faco linda quero tira ele da cabeca e do coração me ajuda por favor

juliane · 7 de outubro de 2018 at 22:23

Linda, meu namorado quer transar cmg e eu não, agr ele quer terminar comigo por causa disso
Oq vc acha ?

E aí, o que acha? Comente!