
Sabe aquela preguiça monstra de segunda-feira? Claro que sabe, somos seres humanos, não robôs programados para amar a rotina (pelo menos eu espero que não!). E antes que você pense que hoje eu estou aqui para te vender o segredo milagroso de como amar segundas-feiras… relaxa! Não estou. Até porque, minha amiga, segredos milagrosos não existem; o que existe é café forte e alguns truques que a gente desenvolve para não surtar.
Ah, segundas… O dia internacional do “comecei a dieta” e do “agora vai”. Quem nunca, né? Risos. Mas bora lá que vou te contar umas estratégias para que você não só sobreviva à segunda, mas talvez – só talvez – comece a ver ela com menos ódio no coração.
Primeiro, vamos falar sobre a bendita da organização. Não, não fuja ainda! Organizar não é tão ruim quando você descobre que pode fazer isso ouvindo sua playlist favorita de hits dos anos 90 (ou seja lá qual for sua vibe). Dica de ouro: separa 15 minutinhos no domingo para planejar a semana. Anota aí o que tem que fazer, os compromissos, as metas, tudo! Mas por favor, sem criar uma lista de super-herói, a ideia é começar a semana se sentindo o máximo, não uma fracassada.
Dormir bem, já ouviu falar? Sim, eu sei, “Linda, mas no domingo eu quero aproveitar até o último segundo”. Eu te entendo, juro que entendo, mas sua segunda vai ser um fiasco se seu corpo estiver implorando por mais cinco minutinhos de sono. Então, se comprometa a ter uma noite decente de sono pelo menos no domingo. Já dizia minha avó, cama não é só para Netflix!
Café e mais café. Não, isso não é uma dica nutricional, mas me diz se não é praticamente um abraço quente numa caneca? Se você é do time do chá, sem problemas. A ideia é ter algo que te dê um conforto, um impulso, uma razão para levantar do sofá e enfrentar o temido dia que começa com “s”.
E a roupa? Aqui está algo que pode realmente mudar o jogo. Escolha sua “armadura de guerreira” no domingo à noite. Algo que te faça sentir poderosa, confortável e pronta para enfrentar dragões – ou seja, as reuniões intermináveis.
E por fim, mas não menos importante: encontre motivo para rir. Seja um podcast hilário, uma playlist de vídeos de gatos fazendo gatices ou memes enviados pela sua amiga durante a jornada de trabalho. Rir é o melhor remédio, e no caso da segunda-feira, também é um excelente escudo.
Risos, agora que você tem o mapa do tesouro para encarar as segundas-feiras de um jeito menos terrível, experimente. Não precisa adotar tudo de uma vez, vá testando e me conta o que funcionou. Ou melhor, me conta como você adaptou essa lista pra ser ainda mais a sua cara, porque se tem algo que eu sei é que cada uma de nós é única – e nossas segundas-feiras também devem ser!